Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

NÃO ADIANTA MESMO É UMA ECA

 

Olá!!!

Ontem , vendo uma programação jornalística na tv, me deparei com uma notícia no minimo curiosa, a de um garoto de 14 anos pego pela polícia com um veículo furtado, até aí, tudo normal, em se tratando de um país como o nosso, onde nada é de ninguém, e a roubalheira corre solta.
Mas o fato que chamou a atenção é de que o garoto já carregava nas costas, uma capivara, como é chamamada nos meios policiais, composta de 15, digo quinze apreensões pelo mesmo crime, e digo, o garoto já é veterano no assunto da prática criminal, sendo sua iniciação antes dos 11 anos, e com farta experiência no ramo.
Meu amigo, e amiga, onde está o erro?, acho que tenho um palpite, pois após a criação do E.C.A (estatudo da criança e do adolecente), que é uma éca mesmo, não existe mais uma fórmula adequada para educá-los e os colocarem no caminho correto. Primeiro, a educação vem de casa, são sementes plantadas, mas hoje o que estamos plantando são ervas daninhas, e estamos semeando discórdia para colher desavenças, eu digo isso, pois perdemos nossa base social que é a familia, pois se você que é um pai correto e quer corrigir seu filho severamente, você está encrencado, pois o conselho tutelar, formados por pessoas interessadas apenas num cabide de emprego, e com conotação política, eles estarão na porta de sua casa, o repreendendo, e talvez até mesmo lhe dando um teje preso, em favor de seu rebento, você se torna o criminoso.
Pára o mundo que eu quero descer!!!, hoje são filhos que xingam o pai, arrebentam com a mãe, matam os irmãos, e então o resto da sociedade, não passam de lixos para eles, e de mais um  inimigo a ser confrontado,  e digo que esses jovéns tem a toda e completa razão, pois foram nós que plantamos essa educação para tais atitudes, ah não eu sempre dei tudo que meu filho quiz, errado, você plantou isso, agora terá que colher o seu fruto, pois ele vai querer muito mais. E as outras causas?, tem as externas, se é que estão me compreendendo.
Agora lhe pergunto, você conhece, algum programa, de inclusão dos jovens a sociedade propriamente dita?, você com certeza irá responder que conhece, ou já ouviu falar, mas aposto que foi pela tv, e lá no fundo da filmagem havia uns trêz ou mais politicos esperando a vez de dar o seu discurso ao ser entrevistado, dizendo que o projeto irá se alastrar pelo Brasil inteiro, pura balela, basta desligar a camera que o projeto estará encerrado.
Mas voltando ao caso do jovem, se ele foi preso 15 vezes, com toda a certeza a sociedade errou todas as  outras 14, ah, mas o que fazer, coloca-lo em minha casa?, dar uma surra?, deixar ele trancafiado  e jogar a chave fora  até o esquecimento?, não,  tenho a convicção de que existe muitas outras soluções, e elas são simples demais,  pois aposto de que na sua vizinhança daria certo.
Por exemplo: aqui no bairro de minha cidade, um fator alarmante, e comprovado, a iniciação dos jovens no submundo do crime, tráfico, assassinato, e consumo de drogas é muito precoce, e falando a verdade, isso é muito triste pois esses jovens, estão numa fase de absorver todo o quanto tipo de conhecimento,e atitudes,  para a auto-afirmação e formação de seu carater, então o que fazer. Tomarei como exemplo também uma pessoa daqui do bairro, que convidou 5 garotos, sendo 2, os seus filhos, preste a devida atenção,  para treinar futebol num terreno baldio e sem nenhum gramado,  próximo a minha casa, a notícia se espalhou tão rápido, sendo que na segunda semana havia mais de 150 garotos de idade entre 6 a 17 anos, uma enorme festa,  sendo que grande parte deles eu os conhecia pelas suas atividades no mundo do crime e até mesmo assassinato, havia um deles, e  era muito  delicada a concentração dos mesmos, e estando eu por curiosidade e até incrédulo confesso,  assistindo uma aula em que todos os que estavem reunidos  para ouvir a esplanação do professor, e é assim que vou chamá-lo, ele sentenciou, "aqui é proibido falar palavrão", pois tem criançãs menores que voces aqui. Fiquei apreensivo confesso também.
Ouvindo aquela declaração, imaginei pela periculosidade de alguns, que iriam avançar no professor, e ali mesmo acabarem com o seu projeto, mas para a minha satisfação foi totalmente ao contrário,  um deles até disse -" pode deixar profi eu vou ficar de olho", fazendo com que todos os sábados, houvessem aqueles treinos e aquela algazarra, digo no bom sendido, que a molecada fazia, e com meus poucos conhecimentos de futebol, sentia que ali havia várias promessas, e até uma menina jogando no meio sem ser discriminada, pois ela jogava muito bem.
O poder público: ah um exemplo de incentivo ao esporte e a cultura, a ponto de chegar ao local de treino, e exigir a carteira de identidade profissional de educação física, sendo que o coitado mal tinha o primário, foi ameaçado de ser levado em cana por exercício ilegal da profissão, detalhe o coitado do PROFESSOR, não cobrava nada, ele somente queria livrar os filhos, 1 de 12 anos e outro de 14 das más companhias e das drogas, e assim se encerrou a escolinhas e todos voltaram as suas atividades criminosas., e aquela menina de que citei no parágrafo acima, junto com o irmão que também treinava, são os maiores traficantes daqui do bairro, e quando eu os encontro e pergunto, - cadê minha artilheira preferida?, ela responde, - tô noutra tio,  e a tia Chica, (minha esposa que viu ela de fraldas),  está bem?.Que maravilha. Parabéns poder público.
O que todos estão cansados de saber, é que mente vazia,  é  oficina do capeta, mas os fiscais que fecharam aquele espaço, também tem que mostrar serviço ao seu supervisor, e daí pra cima,  a mais para cima até serem reconhecidos pelo alto escalão,  esquecendo de olhar para baixo e ver de que a semente que estão plantando será de colheita maldita e imediata.
Temos que tirar nossos infantes da ociosidade,  temos que dar ocupação, esporte e cultura, e isso não é caro, basta você presentear um grupo de moleques com uma bola de futebol velha que seja,  pra ver se eles não ficam o dia inteiro jogando, mas tem que haver a ponderação entre o esporte e os estudos, e era isso que o professor fazia.
Os 14 erros em relação ao garoto da reportagem,  podem ter a certeza de que tanto o estado como a familha os cometeram, pois quando se trata de discurso sobre o futuro dos jovens brasileiro, em relação a educação, saúde e lazer, é maravilhoso, mas a pratica é totalmente contrária e de se lamentar.
Será que esse garoto preso 15 vezez, se o estado ou a base familiar tivesse tido apenas 3 acertos, ele estaria nesse submundo do crime?, e nas manchetes dos jornais sensacionalista exibidos para o nosso deleite?. Acho que esse jovem somente precisaria de um acerto, pois se o estado não acertar, como não o faz, o próximo passo dele,  e ou de seu filho poderá ser bem trágico, e você não terá espaço na tv, para chorar suas angustias,  pois tais notícias estão virando rotina, e não dará mais audiência no futuro.

Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ai ai!!! Pode comentar me xingar (mas vai ter resposta a altura),os anônimos disfarçados também pode e até sugerir algo,mas eu sempre respeitarei os comentários com nomes, então larga de ser preguiçoso(a), eu deixo e publico todas...senão eu choro...buá...buá...buá...

Todas as fotos contidas no blog, foram retiradas da web, caso você sinta ofendido(a), o que não é a intensão do blog, mande um e-mail para: heberp_4@hotmail.com que as retirarei de imediato.