Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Hidrocefalia...Você conhece?...

Uma em cada 500 crianças nascem com hidrocefalia, conhecida popularmente como “água na cabeça”. A doença acarreta problemas neurológicos, aumento do tamanho da cabeça e apresenta até risco de morte.

A Hidrocefalia congênita (presente no nascimento) supõe-se ser causada por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Estenose de aqueduto, uma obstrução do aqueduto cerebral, é a mais freqüente causa de Hidrocefalia congênita. Hidrocefalia adquirida pode ser resultado de Espinha Bífida, hemorragia intraventricular, meningite, trauma na cabeça, tumores e cistos. A hidrocefalia atinge, no mundo, cerca de uma em cada 500 crianças nascidas.

O tratamento cirúrgico deve ser realizado o mais rápido possível para minimizar as complicações. Há dois tipos de cirurgias que são realizadas, as derivações liquóricas e as cirurgias endoscópicas. “As de derivação são feitas com dois cortes, um na cabeça de aproximadamente 3 cm e outro no abdômen. Por essas incisões são introduzidos os cateteres para drenagem do excesso do líquido. Podem ser ainda utilizadas as válvulas programáveis, que permitem ajuste do ritmo da drenagem”. Já na cirurgia endoscópica o corte é feito apenas na cabeça e um endoscópio é introduzido nos ventrículos cerebrais para realizar a retirada da água.

A hidrocefalia na terceira idade pode causar demência. “Esse quadro é reversível. Quando a cirurgia é realizada a tendência é que o problema desapareça”.
As imagens pode ser chocantes...


















2 comentários:

  1. post interessante... realmente fiquei um pouco ruim quando eu vi as fotos pois eu tenho um filho recem nascido de 21 dias.
    Poxa deve ser uma barra para uma familia e para os pais ter um filho com uma doença como essa.
    Ei se quizermudar o layout do blog me avisa... eu tenho um amigo meu que pode fazer um layout legal pra vc e por um preço bem camarada.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito triste essa doença fiquei chocada!

    ResponderExcluir

Ai ai!!! Pode comentar me xingar (mas vai ter resposta a altura),os anônimos disfarçados também pode e até sugerir algo,mas eu sempre respeitarei os comentários com nomes, então larga de ser preguiçoso(a), eu deixo e publico todas...senão eu choro...buá...buá...buá...

Todas as fotos contidas no blog, foram retiradas da web, caso você sinta ofendido(a), o que não é a intensão do blog, mande um e-mail para: heberp_4@hotmail.com que as retirarei de imediato.

TEM MAIS AQUI...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...