Quando se fala em espinhas ou acne, a meninada se arrepia toda, pois ela tira a vaidade do portador, os afastam do convívio social, e por cima pode gerar várias sequelas que pode durar a vida inteira.
Hoje o Duro e liso vai trazer alguns tipos delas, somente para orientação, pois se caso você sofre desse mal, procure um dermatologista mais próximo, e não sofra com isso:
Acne Vulgar- leve/moderada:
É o tipo mais comum de acne, inclui pápulas, cistos, nódulos, cravos e espinhas.
Espinhas:
Resulta quando um poro esta completamente bloqueado, prendendo o sebo, bactérias e as células mortas, fazendo aparecer uma bolinha branca na superfície da pele. É possível ver um diagram na parte "O que é acne" do site. Afeta cerca de 80% dos adolescentes, e pode persistir ou iniciar-se em idade adulta.
Como regra, manifesta-se com intensidades moderada e discreta.
Espinhas podem se mostrar como pontos brancos minúsculos, ou eles podem ser tão pequenos que sao invisíveis a olho nu. Antes de tentar expremer uma espinha veja a seção: "Expremendo uma espinha".
Cravos:
Resulta quando um poro esta parcialmente permitindo parte do sebo, bactérias e celulas mortas emerjam lentamente a superfície. A cor preta nao é causada pela sujeira e sim pela reação com a melanina, o pigmento da pele. Um cravo é estável e pode durar muito tempo. É possível ver um diagrama do cravo na parte "O que é acne"
Acne Vulgar - Severa
Caracterizada por nódulos e cistos.
Nódulos:
Diferente dos citados acima nódulos sao um tipo de acne muito maior, mais dolorosos e podem durar por muitos meses. NUNCA tente expremer um, voce podera causar trauma a pele e a lesão irá durar ainda mais tempo. Recomenda-se que procure um dermatologista.
Cistos:
Parecido com um nódulo mas repleto de pus, tem um diametro de +- 5mm. Podem ser doloridos. Expremer esse tipo de acne pode causar infecção e inflamar, fazendo com que o cisto dure mais tempo. O melhor a se fazer é deixa-lo quieto. Procurar um dermatologista é recomendado.
Estudos dizem que a saúde mental dos pacientes portadores de acne severa tem que ser monitorados em sua saúde mental, visto que a melhora no tratamento não vem acompanhada com a melhora da vida social.
Pois em se tratando de jovens, é comum a rejeição e discriminação por parte dos colegas, e no meio social onde vivem, levando-os a sérios problemas de depressão e outros problemas psicológicos.
Agora a palavra do duro e liso: Acredito que nessa sociedade onde a discriminação social é intensa, não deve ser fácil para os jovens de hoje conviver e ter que se olhar no espelho e enxergar a triste realidade, no caso de não ter acesso aos tratamentos.
Essas malditas espinhas foi uma das principais responsáveis por terem destruído a minha vida na adolescência.
ResponderExcluir