Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Você sabe o que é Freeganismo?...

Você sabe o que é Freeganismo?...


Do inglês, a palavra deriva da junção de free (livre, graça) e vegan (pessoas que se recusam a consumir produtos que possam ter feito mal a animais no seu processo de fabricação.
Pois é, o Duro e liso, um pouco atrasado das idéias, vem tentando desmitificar essa insurgente oculta e nova tribo, que vem aos poucos se espalhando no Brasil. Pois fora do país como nos EUA, os Freegans, como são chamados, vivem em grandes centros, onde o consumo e o desperdício é bem maior, e portanto uma verdadeira mina de "ouro", os lixos de onde vem seus sustentos.
Baseado, na primícia de uma filosofia que propõe a mínima participação na economia, o transporte ecológico, a moradia livre de aluguel, feiras de troca, o desemprego voluntário, o retorno ao natural e a diminuição do desperdício, vivem mergulhados em lixeiras em busca das sobras deixadas por uma sociedade extremamente consumista.
E se você reparar bem as fotos, muito dos alimentos descartados nas lixeiras, estão em ótimo estado de conservação, mas é duvidosa a sua segurança para o consumo, em se tratando justamente de serem recolhidas do lixo, por onde circulam todos os tipos de transmissores de doenças, tais como bactérias, ratos e outros vetores a mais.
Quanto as pessoas,(Freegans), não se tratam de mendigos, desocupados, ou marginalizados pela sociedade, eles são compostos por estudantes, e adeptos de uma sociedade alternativa a esse propósito não consumista.
E é claro que o desemprego, não é involuntário, e até mesmo a falta de moradia, pois eles preferem ocuparem prédios ociosos e abandonados, para ali fincarem suas bases. E não se trata de latinhas ou reciclados, mas sim de alimento mesmo, mas os de boa qualidade como afirmam os Freegans. Agora o Duro e liso vai prestar mais atenção no lixeiro que passa aqui em frente de casa...
Ops!!! Não sobrou nada para mim, os Freegans levaram tudo... Mas esses não passas por aqui e jogam tudo fora...pois quando passam...
Mas ponderando, e soltando minhas diarreias mentais, será que esse estilo de vida não tem uma certa dose de querer estar do outro lado?. Vejo pela novela Vidas em Jogo da Record, onde os sem tetos da novela ocupam o prédio da Regina (Beth Goulart), antes de ganharem o prêmio de R$ 200.000.000,00 no bolão da virada, e apos todos os ocupantes receberem parte de seus prêmios, conquistaram a tão sonhada vida de ricos vivendo em apartamentos de alto padrão. Será que não aconteceria o mesmo com os Freegans, se houvesse a oportunidade de estarem no outro lado da moeda, ou seja na sociedade consumista e detentora do verdadeiro paradoxo da riqueza e pobreza.
Comente aí...

2 comentários:

  1. Hm, eu tenho que discordar de você. Fato é, muitas dessas pessoas que aderiram a esse estilo de vida, não tinham pouca grana... Muitas moraram com os pais, tiveram televisão, videogame, cama quentinha, casa arrumada, empregada... tiveram tudo, mas quando perceberam o que estava sendo sacrificado para ter tudo aquilo, entenderam que nada daquilo era necessário.

    Talvez um ou outro, ganhasse na loteria, largaria tudo iria viver em prédio de luxo...
    Mas não dá para comparar com um morador de rua, que nao teve escolha, ou tem dificuldade para mudar de vida...
    com aqueles que escolheram esse estilo de vida, entende?

    estou pensando até em aderir, sempre tive tudo, casa, roupa, minha mãe sempre me ajudou e enquanto estiver viva vai me ajudar mas... É errado, ela passou a vida toda doando a própria vida por isso, nunca pode aproveitar...nao tem um momento da vida dela que ela está em paz... nao quero viver assim...

    ResponderExcluir

Ai ai!!! Pode comentar me xingar (mas vai ter resposta a altura),os anônimos disfarçados também pode e até sugerir algo,mas eu sempre respeitarei os comentários com nomes, então larga de ser preguiçoso(a), eu deixo e publico todas...senão eu choro...buá...buá...buá...

Todas as fotos contidas no blog, foram retiradas da web, caso você sinta ofendido(a), o que não é a intensão do blog, mande um e-mail para: heberp_4@hotmail.com que as retirarei de imediato.

TEM MAIS AQUI...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...